segunda-feira, 8 de março de 2010

Feliz dia das Mulheres!!!

DIA DA MULHER






Ao longo do dia de hoje, você vai ouvir dizer que o Dia Internacional da Mulher foi uma celebração proposta pela alemã Clara Zetkin, em 8 de março de 1910. Há quem diga que a origem da data seria o mesmo dia e mês, mas em 1857, quando dezenas de trabalhadoras teriam morrido durante incêndio numa fábrica nos Estados Unidos. Não existe, porém, registro histórico deste fato.

Aqui, na Escola Dominical, temos condições de fazer um mergulho ainda mais profundo sobre a importância indiscutível da mulher, navegando nas águas cristalinas da Palavra, que sempre iluminam nossos caminhos em direção ao Senhor. Um detalhe revelado, entre tantos, é que as mulheres foram as primeiras testemunhas da Ressurreição, como atestam os livros de Marcos e João. Paulo, o convertido a caminho de Damasco, ensina que sem ressurreição seria vã a nossa fé. E na visita ao sepulcro, informadas pelo anjo do Senhor – que privilégio! - elas ficaram sabendo, em primeiríssima mão, que a morte havia sido vencida, e essa vitória significaria muito para todos nós, aqui reunidos.

Isso quer dizer que estamos redimidos, salvos, temos acesso à vida eterna, plena, abundante. A ótima notícia foi dada às mulheres, mensageiras especiais do próprio Senhor. Se a história da humanidade se divide em A.C. e D.C., o novo momento teve como porta-voz a mulher.

A valorização da mulher é contemplada desde as origens, ou seja, a narrativa sobre como tudo começou. Está no Gênesis: mulher e homem são criados juntos para receberem, sempre juntos, a missão de reinar sobre a Criação. Muito tempo adiante, Platão, o filósofo grego, diria que por serem criados juntos ambos sempre buscavam a outra “metade”, como se ambos fossem uma espécie de laranja. Até hoje a expressão é usada: a busca e o encontro da “cara metade”.

Mas não é só. Pelas Escrituras, desfilam as personagens maravilhosas. Mulheres na passarela, não a “fashion”, mas irradiando a beleza, a ternura, a luz. A alegria de Miriã, o cântico de Débora (uma das mais belas peças da poesia universal, retratada em Juízes 5), a importância estratégica de Raabe para Josué, o general de Deus; a história maravilhosa de Rute; a sabedoria de viúva de Sarepta; a lição vivida pela sunamita; o ministério de Febe, a diaconisa; Priscila, tão importante para o apóstolo dos gentios; as “presbíteras”” mencionadas por Tito...

Nas parábolas, método pelo qual Jesus carinhosamente ensinava, as mulheres desempenham papel fundamental.

Poderíamos citar mais e mais: Dorcas, Pérside, Ester tão corajosa na defesa de seu povo, a ponto de dizer: “se perecer, pereci”.

Hoje, despertar do século XXI, a mulher está nos Poderes Executivo, Legislativo, e Judiciário; na titulariedade das disciplinas acadêmicas; em todo tipo de atividade, como executivas, operacionais interdisciplinares; no magistério eclesiástico de todos os níveis; na Escola Dominical, definida pelo saudoso bispo Sady Machado da Silva, como “Universidade de Deus”... Sim, ela conquistou seus espaços, por mérito e conhecimento, por talento e sensibilidade.

No Dia Internacional da Mulher, a Palavra, que sempre nos inspira e conforta, também nos informa que elas sempre tiveram um lugar especial no coração do Senhor, como constatamos através de algumas das muitas lições bíblicas. Essa decisão e essa vontade do Senhor caminham pelo túnel do tempo, fazem parte do acervo teológico dos profetas, dos discípulos e dos apóstolos. Mulheres são nossas irmãs, nossas mães, epicentro do lar e da família, nossas companheiras, nossas aliadas, nossas parceiras, nossas amigas.

Neste dia de homenagens, registramos nosso apreço e nosso reconhecimento; nossa gratidão e nosso amor pela existência de nossas queridas na família terrena e na família da fé.

São elas senhoras e mestras do destino que sabem construir; são comandantes de suas almas e inspiradoras das nossas.

Um beijo carinhoso para todas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário